9ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 150 participantes em Morro da Fumaça

Evento promoveu debates sobre políticas públicas e definiu propostas para as etapas estadual e nacional da Conferência

O Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (25) a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro reuniu mais de 150 participantes entre profissionais da saúde, representantes de entidades, gestores, conselheiros e moradores, que debateram propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.

Com caráter deliberativo e propositivo, a conferência teve como objetivo subsidiar a implementação de políticas públicas efetivas e humanizadas nos âmbitos municipal, estadual e federal. Neste ano, o evento teve como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS — cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

Durante a programação, os participantes discutiram os quatro eixos propostos pelo Governo Federal: Democracia, saúde como direito e soberania nacional; financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS), com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social; os desafios para o SUS na agenda nacional de defesa da vida e da saúde, incluindo emergências climáticas e justiça socioambiental; e o modelo de atenção e gestão, participação popular, ciência, tecnologia, inovação e o mundo do trabalho no SUS.

A secretária do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, Lucelane de Souza Antunes, destacou a importância da participação popular na construção das políticas públicas. “A Conferência de Saúde representa um dos principais espaços de diálogo entre o poder público e a comunidade. É neste momento que ouvimos as necessidades da população, debatemos desafios e construímos, de forma coletiva, propostas que fortalecem o SUS e qualificam ainda mais os serviços oferecidos em nosso município. A participação expressiva da comunidade demonstra o compromisso de todos com uma saúde pública cada vez mais eficiente, humanizada e acessível.”

Presente no evento, juntamente com o vice-prefeito, Davi Pellegrin, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, salientou que a conferência reafirma o compromisso da administração municipal com uma gestão participativa. “Construir uma saúde pública de qualidade exige planejamento, responsabilidade e, principalmente, a participação das pessoas. A Conferência Municipal permite que profissionais, usuários e gestores contribuam diretamente com ideias e propostas que ajudam a definir os caminhos da saúde em nosso município. Nosso compromisso é continuar investindo em um sistema cada vez mais fortalecido, acolhedor e preparado para atender a população.”

As propostas aprovadas serão encaminhadas para as próximas etapas da Conferência de Saúde, contribuindo para a construção das políticas públicas nas esferas estadual e nacional.

Texto: Edson Padoin

Foto: Divulgação

Colaboração: Assessoria de Comunicação município Morro da Fumaça