Durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores orleanense, presidida pelo vereador Joel Cavanholi (PL), dois secretários municipais utilizaram a tribuna livre.

A primeira a falar foi a Secretária Municipal de Ação Social, Rosana Quarezemin, que aproveitou seu tempo para falar sobre a campanha do agasalho 2025. Quem também utilizou a tribuna foi o Secretário Municipal de Administração, Airton Bratti Coan. Durante a sua participação, Airton esclareceu aos questionamentos levantados na casa legislativa, apresentou os recursos previstos e suas para Orleans, a procedência deles e onde serão utilizados.

Ao longo do Grande Expediente, os vereadores que utilizaram seu tempo livre foram: Dovagner Baschirotto (MDB), Genaina Coan (PL), Joel Cavanholi, Josemar Sacom (PSD), Leandro Martins (PSD) e Marlise Zomer (PSDB).

 

Ordem do dia:

PROJETO DE LEI PE Nº 0035 DE 06 DE JUNHO DE 2025, de autoria do Poder Executivo, “Autoriza firmar parceria por meio de termo de fomento com a APA – Associação Pró Autismo de Orleans e dá outras providências”.

PROJETO DE LEI PE Nº 0036 DE 09 DE JUNHO DE 2025, de autoria do Poder Executivo, “Autoriza firmar parceria por meio de termo de fomento com a associação de pais e professores da EEB José Antunes Mattos e dá outras providências”.

PROJETO DE LEI PE Nº 0037 DE 09 DE JUNHO DE 2025, de autoria do Poder Executivo, “Autoriza firmar parceria por meio de termo de fomento com a Associação de Moradores de Rio Laranjeiras”.

MOÇÃO Nº 0004/2025, de autoria dos vereadores: Josemar Sacom; Dovagner Baschirotto; Genaina Coan; Joel Cavanholi; Leandro Martins; Maiara Dalponte Martins; Marlise Maria Salvador Zomer; Murilo Oliveira Hoffmann; Osvaldo Cruzetta; Pedro João Orben, “Moção de apoio, ao Senador Esperidião Amin, pela propositura do Projeto de Lei Nº 2227/2025, e à deputada federal Geovana de Sá, pelo Projeto de Lei Nº 849/2025, proposições que tem como objetivo alterar os limites da área de proteção ambiental da baleia franca, no estado de Santa Catarina”.

Indicação nº. 0151/2025, de autoria da vereadora Genaina Coan, “Que o Executivo disponibilize uma assistente social para atendimento exclusivo a mulheres na Delegacia de Polícia Civil. Essa medida visa fornecer apoio emocional e orientação às mulheres que são vítimas de violência e abuso, garantindo que elas recebam o suporte necessário durante o processo de denúncia e investigação”.

Indicação nº. 0152/2025, de autoria da vereadora Marlise Zomer, “Indicativo de projeto de lei – autoriza o poder executivo a fornecer aparelho digital para medição e controle contínuo de glicemia para pacientes diagnosticados com diabetes mellitos tipo 1, com idade entre 0 e 18 anos, do município de Orleans e dá outras providências”.

Indicação nº. 0153/2025, de autoria da vereadora Marlise Zomer, “Que o executivo analise a possibilidade de um médico geriatra para atendimento em nossa rede pública”.

Indicação nº. 0154/2025, de autoria do vereador Murilo Hoffmann, “Que o Executivo, por meio da FAMOR (Fundação Ambiental Municipal de Orleans), providencie o cumprimento da Lei Estadual nº 17.694, de 14 de janeiro de 2019, especialmente no que dispõe o §1º do art. 1º, que determina: “§ 1º As árvores da espécie exótica Spathodea campanulata devem ser cortadas e as mudas eventualmente produzidas devem ser descartadas”.

Indicação nº. 0155/2025, de autoria do vereador Josemar Sacom, “Que o Executivo solicite junto aos órgãos de segurança, a realização de rondas na Praça Celso Ramos, entre as segundas e quartas-feiras, no horário que acontece a catequese, tendo em vista o risco que as crianças e adolescentes estão enfrentando ao serem abordadas por estranhos naquele local”.

Assista na Íntegra: