Destaques do Plenário:

Fabiano Murialdo De Bona (PSDB) ressaltou que a carta com sugestões enviada ao Legislativo por alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Barão do Rio Branco foi idealizada na aula de sociologia da professora Juliana Geraldi Yamaguti. De acordo com o vereador, as reivindicações tratadas na carta pelos alunos foram lombadas, instalação de lixeiras e manutenção de iluminação pública que são solicitações corriqueiras no Legislativo e imprescindíveis para a qualidade de vida dos cidadãos. Em relação a iluminação pública o vereador informou que apresentou um projeto que tramita nas comissões do Legislativo solicitando a troca de todas as lâmpadas por iluminação de LED, mais econômicas e duráveis, o que vai permitir a redução na taxa de iluminação pública. O vereador que faz parte do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal de Urussanga (COMBEA) informou que foi feito um convênio com a Fundação Educacional Barriga Verde (Febave) para a realização de campanha de castração e colocação de chip de identificação em cães. Fabiano De Bona que atua na Comissão de Saneamento Básico da Câmara registrou viagem a Brasília do Diretor do SAMAE Vanderlei Marcírio e dos vereadores Thiago Mutini (PP), Daniel Rejes Pereira Moraes (PSD) e Elson Roberto Ramos (MDB) para tratar com parlamentares catarinenses de recursos para investimentos no setor. O vereador lembrou que Urussanga alcançou 3.605 casos confirmados de Covid-19, sendo 3.244 casos curados, 299 em tratamento, e 62 mortes. Fabiano De Bona afirmou que exercendo a sua função de fiscalizar o bom funcionamento dos serviços públicos esteve na Secretaria de Educação e foi informado que alguns pais estão mandando para as escolas filhos com sintomas gripais. O vereador afirmou que os sintomas da gripe são semelhantes aos de Covid-19, assim, as famílias isoladas, com suspeita da doença devem colaborar e não mandarem os filhos para as aulas. Fabiano destacou que além de causar transtornos para a escola, a atitude é tipificada no Código Penal como crime, sujeito a penalização dos responsáveis.

Ademir Bonomi (MDB) registrou o atendimento de Indicações de sua autoria que solicitava ao Poder Executivo serviços de manutenção de estradas sem pavimentação do interior do Município. O vereador mostrou imagens da estrada da Serrinha em Belvedere antes e depois da manutenção com destaque para o alargamento, colocação de areão, contenção de encostas e melhoria na drenagem garantindo maior vazão em dias de chuva. O vereador registrou ainda o patrolamento e a colocação de areão em toda a extensão da estrada das localidades de Belvedere Baixo, Belvedere e Coxia Rica. As obras na estrada de São Donato solicitadas pelo vereador estão incompletas em virtude das chuvas dos últimos dias e de problemas mecânicos com uma máquina. Ademir Bonomi afirmou que agora vai lutar pela manutenção da estrada que liga a localidade de Santaninha ao Município de Treviso que se encontra em estado crítico. O vereador disse que foi informado pelo prefeito em exercício Jair Nandi que a manutenção da estrada entre Santaninha a Treviso depende da liberação de licença ambiental para o corte de árvores que obstruem o trajeto. O vereador afirmou que costuma cobrar a realização das obras e quando os pedidos são atendidos reconhece a qualidade dos serviços porque os moradores merecem um acesso digno para suas comunidades.

Luan Francisco Varnier (MDB) destacou a participação em evento regional do MDB no último sábado que contou com a participação dos pré-candidatos ao governo do estado. O evento teve a participação do Deputado Federal Celso Maldaner, Senador Dário Berger e do Prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Aleixo Lunelli.  Luan Varnier ressaltou que o encontro visou reunir as lideranças partidárias para buscar a melhor alternativa para a sigla na disputa ao governo do estado em 2022. O vereador disse que placas de Indicação de lombada foram colocadas em frente a Sociedade Recreativa Urussanga. Luan afirmou que aguarda agora a construção das lobadas solicitadas por ele para que as pessoas que utilizam aquele trajeto tenham mais segurança. O vereador lembrou ainda a vacinação contra a Covid-19 a partir desta semana de todas as lactantes do Município. O pedido para vacinação das lactantes em Urussanga foi sugerido pelo vereador ainda no mês de maio. Foram aprovadas duas Indicações do vereador solicitando que o Poder Executivo resolva os problemas de iluminação pública na Rua Pietro De Brida no Bairro De Brida e a ampliação da coleta de lixo na Rua Projetada nas proximidades do campo de futebol do Bairro De Villa. Foi aprovada Moção de Apoio de autoria do vereador ao Projeto de Lei PL nº 2.564/2020 que altera a Lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986. O projeto em tramitação no Senado Federal institui o piso salarial nacional e a jornada de 30 horas semanais para enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem e parteira. O vereador lembrou os 33 dias de afastamento do prefeito Gustavo Cancellier e sugeriu que ele abra mão do salário enquanto seguem as apurações.

Rozemar Sebastião (PDT) criticou o Sindicato dos Servidores Públicos (SISERP) pela divulgação de sua foto em redes sociais com uma tarja vermelha com intuito de lhe pressionar na votação do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo PE nº 14 de 2021 que trata da revisão geral anual dos servidores municipais. O vereador disse que apoia e votará novamente em Jair Bolsonaro para que ele acabe com os Sindicatos, mantendo apenas, o Sindicato dos trabalhadores Rurais e dos Mineiros que atuam de forma correta. Rozemar registrou que os membros do Sindicato são petistas disfarçados como filiados de outros partidos. O vereador disse que vota consciente do jeito que quiser porque foi o povo que lhe conferiu o mandato. Rozemar registrou que a divulgação de sua foto nas redes sociais pelo sindicato dos servidores com informações mentirosas foi uma tentativa de enganar a população passando a ideia de que ele fez alguma coisa errada. O vereador enfatizou que o Sindicato costuma levar pau do prefeito Clésio Salvaro em Criciúma e acaba vindo para Urussanga fazer baderna. Rozemar afirmou que não precisa justificar o seu posicionamento porque a população confia nas suas decisões e sugeriu que o sindicato deveria rever o seu posicionamento porquê da forma como atua acaba prejudicando os próprios servidores.

José Carlos José (PP) destacou o parecer favorável do Senador Marcos Rogério do Democratas de Rondônia a emenda de autoria do Senador Esperidião Amin (PP) e que contou com o apoio do Senador Jorginho Mello. A emenda cria condições para a redução da tarifa elétrica em Municípios brasileiros do porte de Urussanga. Com a aprovação do parecer pela Comissão do Senado a emenda ao Projeto de Lei segue em tramitação para posterior votação no Congresso Nacional. José Carlos afirmou que o senador Amin foi um defensor da redução da tarifa elétrica em Urussanga. De acordo com o vereador, o projeto para a redução da tarifa elétrica contou ainda com o apoio do deputado estadual João Amin por meio de Uma Audiência Pública realizada em Urussanga e da deputada Federal Ângela Amin que foi quem desarquivou o projeto em tramitação na Câmara Federal. O vereador lembrou que a redução da tarifa elétrica foi uma de suas bandeiras de campanha e que a luta começou no dia 29 de agosto de 2017. José Carlos registrou que a injustiça causada aos agricultores, empresários e consumidores pelo alto custo da energia elétrica em Urussanga vai ser corrigida em breve. José Carlos destacou ainda que a prefeitura sofre com algumas empresas que vencem licitações para fornecimento de lâmpadas de iluminação pública e muitas vezes não tem estoque do material ou entregam produtos de baixa qualidade. O vereador informou que foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação da Rua Pedro Bernardo Joaquim no Bairro Bela Vista; houve a conclusão de trecho do anel viário que liga o Bairro Pirago a localidade de Santa Luzia via Rio Caeté e a construção de uma ponte na comunidade de Rio Carvalho. Foi aprovada Indicação do vereado sugerindo ao Poder Executivo a viabilização de projeto para a construção de faixas de ciclovia nas principais vias públicas do Município. De acordo com a proposição, a construção das ciclovias deve iniciar pelas vias asfaltadas e se estender posteriormente as ruas pavimentadas com paralelepípedos e lajotas. O vereador pediu para que a população fique atenta ao calendário de vacinas da Covid-19, da gripe e da febre amarela e em caso de dúvidas procure os órgãos de saúde.

Presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participa de Reunião Ordinária para falar sobre as atividades da entidade

A reunião Ordinária de terça-feira (22) contou com a participação de Fernando Damian Preve Filho, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. O convite para a participação na reunião foi feito pelo vereador José Carlos José (PP) e teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê e as projeções para os próximos anos.

O Comitê da Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado que conta com a participação dos usuários de água, da sociedade civil e de órgãos públicos. O Comitê tem poderes deliberativos, consultivos e normativos e trabalha para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos na bacia do Rio Urussanga.

O convidado destacou os constantes e prolongados períodos de seca que reduzem a produção agrícola de várias regiões de Santa Catarina. De acordo com Fernando Preve, a poluição e o baixo nível de tratamento de esgoto tendem a prejudicar ainda mais as reservas de água potável.

Fernando Preve reiterou a importância de decisões coletivas sobre a utilização da água, item fundamental em diversos seguimentos econômicos e insubstituível para o consumo humano. Preve registrou que a Bacia do Rio Urussanga é formada pela confluência dos Rios Maior e Carvão, cobrindo 10 Municípios e impactando a vida de 118.439 habitantes.

“As águas são usadas por muitos agentes com interesses diferentes, por isso, a necessidade de todos participarem do processo por meio de negociações e decisões coletivas”, destacou Preve.

De acordo com Fernando Preve o Comitê tem como missão articular e fomentar a participação de todos os segmentos da sociedade para a utilização consciente dos recursos hídricos com vista a suprir as necessidades atuais e futuras.

O Comitê atua ainda na mediação de conflitos relacionados ao uso da água, estabelece mecanismos de cobrança com sugestão de valor e promove o rateio de custo de obras de uso múltiplo de interesse coletivo.

[useyourdrive dir=”1GQUToy0Q5_SixQpFrtjuoYRGEW5HM8pt” mode=”gallery” viewrole=”administrator|editor|author|contributor|subscriber|guest” downloadrole=”all” showfolders=”0″ showbreadcrumb=”0″]