Tasso Simões Crespo de Aquino recebe Moção de Congratulação e Aplausos no Legislativo Municipal

A homenagem ao engenheiro Tasso Simões Crespo de Aquino foi concedida em razão do extenso trabalho na área de metalurgia e como professor universitário de diversas instituições no Estado de Minas Gerais.

Tasso Simões Crespo de Aquino nasceu em Tubarão no dia 16 de setembro de 1951 vindo em seguida para Urussanga com a família. Em 1966 a família permaneceu em Urussanga e Tasso seguiu para Minas Gerais para estudar Engenharia Metalúrgica na Universidade Federal de Ouro Preto.

O homenageado tem em seu currículo Mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento Estratégico na área de Gestão de Qualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialização em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Atuou ainda como Professor das Faculdades de Gestão Ambiental, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção, além de Escolas Técnicas de Segurança do Trabalho e Metalurgia.

Atualmente aposentado leciona matérias como Matemática Geral, Física Clássica, Cálculo aplicado à economia e Administração de Empresas, Estatística Aplicada, Estatística e Métodos Quantitativos, Metalografia, Tratamento Térmico do Aço e Conformação Mecânica dos Metais e Instalações Industriais.

O Vereador Jair Nandi (PSD), autor da Moção de Congratulação e Aplausos, disse que Urussanga tem profunda gratidão pelo homenageado que leva o nome da cidade para os melhores círculos da educação no país. Em seu discurso de agradecimento Tasso Simões Crespo de Aquino lembrou várias histórias dos amigos, famílias e da própria cidade de Urussanga.

Diretor do IFSC fala no Legislativo Municipal sobre a parceria com a Prefeitura de Urussanga

O Diretor Geral do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, campus de Criciúma, Lucas Dominguini, participou da Reunião desta terça-feira (8) para falar sobre a parceria firmada entre o instituto e o Município de Urussanga.

A parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC e o Município de Urussanga foi firmada em 2017 e no período resultou na qualificação profissional de mais de 550 jovens e adultos em diversas áreas.

Dominguini ressaltou que os cursos em Urussanga visam formar técnicos em um semestre, onde o IFSC entra com a estrutura pedagógica de ensino e a Prefeitura com salas de aula e transporte.

As aulas teóricas são realizadas em Urussanga e as aulas práticas em Criciúma. “Os cursos oferecidos têm uma excelente procura e estamos sempre em contato com a prefeitura para atender as demandas do mercado de trabalho local”, destacou Dominguini.

Em suas explanações o Diretor do IFSC lembrou que o Instituto em Urussanga ofereceu curso técnico para soldador em parceria com uma empresa que disponibilizou os equipamentos e que necessitava de profissionais da área.

A próxima etapa do IFSC no Município será no segmento de educação à distância oferecendo um curso de pós-graduação em gestão pública. De acordo com Lucas Dominguini quanto mais mão de obra qualificada, mais empresas devem chegar ao Município.

O Vereador José Carlos José autor do convite para a participação e um dos incentivadores da instalação do IFSC em Urussanga lembrou que todos os cursos são gratuitos e que o técnico formado tem melhor salário, consegue emprego mais fácil e gera maior lucro para as empresas.

Sessão da Câmara Municipal de Urussanga – 8 de outubro de 2019 – Notas do Plenário:

Rosemeri Aparecida Mafra da Silva (MDB) apresentou três Indicações solicitando ao Poder Executivo, a realização de vários serviços no Bairro da Estação, sendo eles, a manutenção e roçada na Servidão Pereira Jacinto; a limpeza e o desassoreamento do Rio Caeté e a reconstrução do talude de contenção às margens do Rio Caeté, no Poliesportivo Manoel Francisco de Oliveira. A Vereadora apresentou ainda Moção de Congratulação e Aplausos ao Centro Espírita Emmanuel, pela passagem no dia 4 de outubro de 2019, dos 25 anos de fundação, oferecendo atividades voluntárias, sociais e religiosas. Em outra Moção de Congratulação e Aplausos a Vereadora homenageou Sabrina Inácio Velho, pela conquista do Concurso Miss Estudantil Santa Catarina de 2019. Rosemeri agradeceu ainda o MDB e os Vereadores suplentes pela oportunidade de representar a população do Bairro da Estação no Legislativo Municipal.

Vanderlei Marcírio (MDB) parabenizou as cinco novas Conselheiras Tutelares de Urussanga eleitas no último domingo. Segundo o Vereador, a eleição foi muito disputada e mesmo num domingo de chuva 1.570 eleitores compareceram as urnas. O Vereador desejou um grande trabalho as conselheiras eleitas Camila de Aguiar, Jaqueline Tavares, Cristina Scremin, Clara Benincá e Alexandra Apolinário e ressaltou a importância da função para a segurança das crianças e adolescentes do Município.  Vanderlei Marcílio agradeceu o Diretor de Obras João Batista Bom por atender Indicação de sua autoria e providenciar o alargamento da Rua Dolovico Savi Mondo no Bairro De Brida. Na rua reside um aluno da APAE e o motorista do transporte escolar tinha di ficuldade para manobrar o ônibus. Por meio de Indicação o Vereador solicitou ao Poder Executivo, a construção de uma lombada física na Rua José David Manoel e a construção de abrigo de ônibus na Rua Pedro Bernardo Joaquim, ambas as obras no Bairro Bela Vista.

Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori (MDB) por meio de Requerimento solicitou ao Poder Executivo, a definição da data para início das obras da Capela Mortuária e da Sala de Catequese no Bairro Linha Pacheco. De acordo com a Vereadora, ainda no mês de Março, ela participou de uma reunião com moradores da localidade de Linha Pacheco para tratar do abandono do prédio do posto de saúde que seria reformado para comportar a capela mortuária e a sala de catequese. A Vereadora afirmou que na época estava presente na reunião o Secretário de Obras da Prefeitura Emerson Geremias que garantiu que o projeto para reforma estava pronto e os recursos na ordem de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) disponíveis para a conclusão em julho da obra. Va nir afirmou ainda que a comunidade espera há quase oito meses o início da obra sem posição oficial da Administração Municipal sobre o atraso.

Braz Ciseski (PDT) registrou que além de zerar a fila de exames o Secretário Municipal de Saúde Marcos Roberto Silveira conseguiu atender os quatro exames de cateterismo que estavam pendentes ao custo de quatro mil e oitocentos reais cada um. De acordo com o Vereador, a responsabilidade de realizar os exames de cateterismo seria do estado, mas a administração municipal bancou os custos devido à urgência e a importância da saúde para a população. O Vereador elogiou a dinâmica da Secretaria de Saúde em diversos procedimentos como o atendimento odontológico domiciliar, curso para cuidadores de idosos e projeto para recolher e reciclar medicamentos em condição de uso em parceria com a Universidade Barriga Verde (UNIBAVE). Outro projeto na área de saúde lembrado pelo Vereador é o de uso de plantas medicinais em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Braz agradeceu o Deputado Estadual Rodrigo Minoto (PDT) pela destinação de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para reforma do Centro Educacional Profissional Lydio de Brida. O Vereador registrou ainda viajem a Florianópolis junto a representantes da comunidade de Rio Carvão para tratar de assuntos de interesse ambiental da comunidade com o Deputado Estadual Ivan Naatz (PV).

Gilson Casagrande (PP) destacou que o ótimo trabalho que vem sendo feito no setor de Saúde do Município de Urussanga pelo Secretário Marcos Roberto Silveira demonstra a diferença da atual administração para as anteriores. O Vereador registrou o trabalho realizado na Secretaria de Obras pelo responsável da pasta Jucemar Sangaletti sendo que as reclamações de falta de manutenção da malha viária diminuíram significativamente, pois houve um trabalho de recuperação nas estradas vicinais do Município. Outro diretor elogiado pelo Vereador foi Thiago Mutini que atua na área de esportes e se dedica integralmente a realização de várias competições com investimento em diversas modalidades esportivas. Gilson registrou que todo s os Secretários têm trabalhado incansavelmente para atender a população da melhor forma possível e contam com o total apoio do Prefeito Gustavo Cancellier para garantir a realização de todas as obras reivindicadas pela população. O Vereador informou que a dragagem do Rio Caeté no Bairro da Estação era realizada a cada dois anos e a atual administração ampliou para três durante o mandato de quatro anos.

José Carlos José (PP) informou que 11 atletas da equipe Alpha de caratê de Urussanga, sob a supervisão do professor Luiz Fernando Rodrigues, estão em Uberlândia – MG com a equipe catarinense disputando etapa do campeonato Brasileiro de Caratê. O Vereador registrou que na próxima semana tem audiência marcada com o Senador Esperidião Amin para tratar do Projeto de Lei em Tramitação em Brasília que visa reduzir a tarifa de energia elétrica em Municípios do porte de Urussanga. José Carlos parabenizou o grupo Amici Della Polenta pelo almoço realizado no último domingo no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira com a presença de aproximadamente mil pessoas. O Vereador destacou ainda a eleição do Conselho de Turismo de Urussanga compos to pelo presidente Sérgio Maccari Junior e mais 14 membros, sendo sete titulares e sete suplentes. Para o Vereador o Conselho de Turismo vai propor medidas para ampliar as alternativas em Urussanga como visitas a casas e igrejas históricas, cantinas, degustação de vinhos, visita a parreirais e atrações culturais como a Festa do Vinho e a Ritorno Alle Origini. O Vereador registrou ainda a realização na terça-feira (8) de almoço de confraternização com a terceira idade, voluntários da fabricação de fraudas e clubes de mães, com almoço servido para mais de 600 pessoas pelos Amici dela Polenta e animação de Sandro e seu Teclado. José Carlos ressaltou ainda, que a Associação Urussanguense de Assistência Social (AURAS) produz mensalmente, por meio de trabalho voluntário, sete mil fraudas destinadas a pessoas carentes do Município.

Odivaldo Bonetti (PP) mostrou fotos do antes e depois do trabalho de revitalização feito pela Secretaria de Obras na estrada sem pavimentação da localidade de Santo Expedito no interior do Município. De acordo com o Vereador, a manutenção vai ser feita em todo o trajeto da estrada, alcançando inclusive o Bairro Itanema na divisa com Lauro Muller. Para facilitar as próximas manutenções na região, o Secretário de Obras Jucemar Sangaletti vai fazer um estoque de areão no local.  Outra obra realizada foi à reforma de uma ponte na comunidade de Rio Molha que estava dificultando a passagem dos equipamentos da prefeitura para a manutenção dos acessos de alguns moradores que passavam dificuldade para circularem pelo local. Odivaldo anunciou ainda, a execu&cce dil;ão de serviços em ruas do Bairro De Villa, a manutenção da estrada no sentido Pindotiba e a continuação, após as obras emergências, da abertura da estrada que liga o Bairro Rio Maior a localidade de Armazém. O Vereador anunciou a chegada a Urussanga de recursos de emendas impositivas pendentes no Estado. Somente para a reforma do Centro Educacional Profissional Lydio de Brida estão garantidos emendas parlamentares de Deputados Estaduais no montante de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais), sendo R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) de Cleiton Salvaro, R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) de Rodrigo Minoto  e R$ 100.000,00 (cem mil reais) de Valmir Comin. O Vereador registrou ainda mais R$ 100.000,00 (cem mil reais) do Deputado Estadual Valmir Comin para a construção de uma quadra esportiva na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Urussanga. Odivaldo regis trou ainda que na quarta-feira (9) vai a Florianópolis na Assembleia Legislativa juntamente com o Vereador Vanderlei Marcílio, Jair Nandi, o Secretário de Saúde Marcos Roberto Silveira e o Diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição Roberto Dutra em busca de emendas parlamentares impositivas para o hospital. Em relação à dragagem e a reconstrução do talude de contenção às margens do Rio Caeté no Bairro da Estação o Vereador informou que a administração Municipal aguarda apenas a liberação da licença ambiental para iniciar os serviços. O Vereador informou também que no dia 17 de outubro às 19 horas acontece no Restaurante San Genaro no Parque Municipal a reunião final para discussão do Plano Diretor.

Jair Nandi (PSD) apresentou Indicação solicitando ao Poder Executivo, a realização de estudos para viabilizar e regulamentar a bolsa auxílio a atletas, prevista na Lei Municipal nº 2.632, de 12 de dezembro de 2013. Segundo o Vereador é publico e notório que a atividade esportiva melhora em vários aspectos a qualidade de vida e saúde das pessoas e Urussanga vem progredindo na prática de diversas modalidades. Para atender algumas modalidades que demandam maiores gastos principalmente para participação em competições Nacionais o Vereador sugeriu por meio de Indicação que a Prefeitura analise a possibilidade de destinar algumas bolsas auxílio para apoiar a prática esportiva. O Vereador lembrou a campanha outubro Rosa de combate e prevenç&ati lde;o do câncer de mama e alertou para os dados que apontam que somente neste ano 59.000 mulheres serão diagnosticadas no país com a doença. Jair registrou que por mais que os órgãos públicos se esforcem para atender os pacientes em regime de urgência em no máximo 60 dias, ele tem na família o caso da irmã, que entre o diagnóstico e o óbito se passaram apenas 45 dias, por isso, a necessidade para o sucesso do tratamento da prevenção e diagnóstico precoce. O Vereador parabenizou ainda todos os candidatos que disputaram a eleição para o Conselho Tutelar de Urussanga e destacou as eleitas Camila de Aguiar, Jaqueline Tavares, Cristina Scremin, Clara Benincá e Alexandra Apolinário. O Vereador desejou sucesso às novas conselheiras e ressaltou a importância da capacidade de discernimento e de resolução de conflitos, poi s esses profissionais são chamados nos momentos mais difíceis vividos pelas famílias.

Magaly Albino (PT) registrou a importância da campanha Outubro Rosa e o incentivo da família para que os exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama sejam realizados precocemente. A Vereadora destacou o trabalho conjunto de professores, alunos e comunidade desenvolvidos na Escola Básica Lucas Bez Batti em Santana e que promove este mês a semana da criança com várias temáticas, brincadeiras e distribuição de quitutes para os participantes. Magaly ressaltou ainda a importância da presença em todas as reuniões do Legislativo de representantes do Bairro Rio Carvão e sugeriu que todas as comunidades participem ativamente da mesma forma. A vereadora lembrou ainda, as comemorações no próximo dia 12 de outubro do dia de Nossa Senhora Apare cida e pediu que as bênçãos da padroeira do Brasil fossem derramadas sobre todas as pessoas para que elas possam seguir sempre pelo caminho do bem.