A Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), foi contemplada com a Lei Paulo Gustavo e vai implantar um Cineclube. O projeto “Orleans tem cine!” será implantado por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), foi aprovado no final de 2023 e em 2024 vai exibir filmes nacionais em cinco ocasiões.

Nesta segunda-feira (05/02), no início da tarde, uma reunião na reitoria da Instituição, tratou da organização para início da execução do projeto. O projeto prevê aquisição de novos equipamentos para o Centro de Vivências, que será adequado a um ambiente de cinema e como contrapartida, a exibição de filmes nacionais. Ele será executado ao longo do primeiro semestre e início do segundo.

No total serão cinco exibições gratuitas, em horários e períodos diferenciados, atendendo instituições escolares de ensino fundamental, médio, superior e educação especial do município de Orleans. Além disso, acontecerá a inauguração aberta a toda a comunidade.

“O projeto vem para contribuir e fomentar a cultura local, dando acesso a filmes nacionais à comunidade orleanense, já que o município não dispõe de sala de cinema e nem todos tem oportunidade de ir para outros municípios assistir um filme”, comentou a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

 

O que é a Lei Paulo Gustavo?

 

A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, popularmente conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), presta uma homenagem ao artista de mesmo nome que morreu vítima de Covid-19 e dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.

O governo federal fez o repasse na ordem de R$ 3.872 bilhões, para Estados, Distrito Federal e Municípios para aplicação em ações emergenciais. No segundo semestre de 2023, a prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, abriu o Edital n° 02/2023 “Orleans Audiovisual: Dote de Uma Princesa” Lei Paulo Gustavo do município de Orleans/SC, e o Museu ao Ar Livre, por meio da Febave, foi contemplado.