A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) organizou nesta tarde de quinta-feira (31/01), em parceria com a Prefeitura de Criciúma, o Seminário de Integração da Agricultura dos Municípios da AMREC. O evento, realizado no São Ouro Negro do Paço na prefeitura de Criciúma, serviu para avaliar como anda a “terceira indústria” na economia da região da AMREC.

Na avaliação do secretário executivo da AMREC, Acélio Casagrande, quem esteve no evento saiu convicto que dá para ampliar o número de empregos e de pessoas que podem ter rendimentos maiores ainda na agricultura. “Vamos trabalhar neste sentido de melhorar as condições de quem trabalha nesta área. Que o agricultor faça seu papel de tirar as notas, e que tenham o retorno que interessa. Que é ter boas estradas, condições de venda e assessoria técnica. O seminário esclareceu muita coisa, avaliou o secretário.

Segundo ele, já se pensa num próximo encontro. “Estamos pensando num próximo, falando de aposentadoria dos agricultores. Acho fundamental que todos que estão na agricultura conheçam as novas regras”, disse Acélio.

A presidente do colegiado de Agricultura da AMREC e diretora de agricultura de criciúma, Maristela Oenning Borgert Bresciani, a agricultura não serve apenas para gerar emprego e renda, mas sim para levar alimentação a toda a população, e por isso precisa se dada a devida atenção.

O encontro reuniu representantes dos 12 municípios ligados agricultura, administração e finanças, prefeitos, vice-prefeitos, representantes da Epagri, Cidasc e sindicatos rurais.

Colaboração: Antonio Rozeng / Assessoria de Imprensa AMREC