Inicialmente a vacinação será para idosos à cima de 60 anos e profissionais de saúde

O Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeira fase da campanha nacional de vacinação que começa no dia 23 de março, serão para os idosos e os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. A decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao Coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país.

“Nesse momento é de fundamental importância a imunização dos idosos pela fragilidade desse grupo em contrair doenças respiratórias garantindo a proteção de parte de alguns vírus super agressivos que podem levar a óbito. Precisamos diminuir o número de pessoas com quadro gripal para podermos diagnosticar os sintomas causados pela COVID-19. Os profissionais de saúde são a linha de frente nessa batalha contra a pandemia, precisando estar imunizados para não adoecerem”, ressalta a enfermeira e coordenadora da atenção primária, Lilyan Vieira Barzan Pluceno da Silva.

Em Urussanga as unidades de saúde estarão preparadas para receberem os idosos, porém estarão evitando aglomeração ou contato com áreas críticas da UBS. A partir de segunda feira será disponibilizado um cronograma de vacinação em locais estratégicos, com horários específicos para evitar aglomeração de pessoas.

Colaboração: Paulo E. Fernandes / Assessoria de Comunicação Município de Urussanga