O município possui 17 mil hectares de produção agrícola com o envolvimento de 630 famílias.

Os atendimentos e trabalhos realizados em campo foram apresentados pela Secretaria de Agricultura, em conjunto com a Cooperativa de Agricultura Familiar (Coonafor), Epagri, Cidasc e Sindicato dos Agricultores nesta terça-feira, 3, em Forquilhinha. Conforme o balanço das atividades de 2019, o município possui 17 mil hectares de produção agrícola com o envolvimento de 630 famílias.

O prefeito Dimas Kammer, o vice Félix Hobold e o secretário de Agricultura, Zuri Langer, acompanharam as apresentações realizadas por técnicos e engenheiros da secretaria e das organizações parceiras do agricultor. “Forquilhinha possui uma forte vocação agrícola. É por meio dela que vem o sustento de muitas famílias, o que contribui na movimentação econômica em toda a cadeia produtiva. O Governo Municipal é e continuará parceiro deste setor”, declara o Dimas Kammer.

O engenheiro agrônomo da Epagri, Volnei João Meller, destacou a energia fotovoltaica nas propriedades e os trabalhos na piscicultura para ampliar a oferta no município. “Queremos que o consumo de peixe, especialmente o filé de tilápia, esteja mais presente na mesa das famílias”, disse o Meller, que aproveitou o momento para anunciar que está deixando a Epagri após 13 anos de atividades em Forquilhinha. No seu lugar vai atuar o engenheiro Fernando Silveira Lock.

Na apresentação, outros dados chamaram atenção. A exemplo do Programa de Inseminação Artificial que entregou 821 doses, com subsídio de 50%, para 139 famílias produtoras. Foram realizadas 1,2 mil viagens de insumos com caminhões da Secretaria. No Horto, mais de 53 mil flores e 7 mil árvores foram vendidas ou doadas. Forquilhinha possui 10,1 mil hectares de cultura de arroz, e as mais de 1,4 mil vacas no município produziram 4,6 milhões de litros de leite.

A Secretaria de Agricultura também registrou 60 novas inscrições de produtores rurais, e durante o ano foram emitidas mais de 12,2 mil notas para os agricultores. “Eu agradeço a todos pelo empenho em fazer sempre o melhor às famílias rurais e, especialmente, ao prefeito Dimas Kammer que sempre deu o suporte de sua administração nos dando plena liberdade para trabalhar. A nossa equipe é unida e não mede esforços para que os resultados aconteçam”, resume o secretário Zuri Langer.

[useyourdrive dir=”1wOsIjJtri3fXLMi8mWSxhp6k5yvmYH2k” mode=”files” viewrole=”administrator|editor|author|contributor|subscriber|guest” downloadrole=”all” showbreadcrumb=”0″]

Colaboração: Filipe Casagrande / Assessoria de Imprensa Prefeitura de Forquilhinha