Cotas raciais em universidades, mercado de trabalho feminino e direitos dos deficientes são alguns dos temas que serão tratados

Um dia inteiro de palestras e trocas de ideias para discutir de que forma a advocacia pode atuar e contribuir para que a sociedade seja cada vez mais igualitária. Esse é o objetivo do “I Encontro Regional Sul de Promoção da Igualdade: o Advogado, a Democracia e as Ações Afirmativas”, evento de caráter nacional e que será realizado na sede da Subseção Criciúma da Ordem dos Advogados do Brasil, nesta quinta-feira (28), a partir das 9h. O encontro é uma realização do Conselho Federal da OAB e já percorreu as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país. Em sua última edição, no Sul do Brasil, Criciúma foi a cidade escolhida para ser a sede da discussão.

“Ficamos muito orgulhosos em receber a missão de, conjuntamente com o Comitê Nacional da Promoção da Igualdade da OAB, organizar esse I Encontro Regional que trata de uma temática tão importante quanto a promoção da igualdade, possibilitando, dessa forma, trazer grandes nomes que discutem a igualdade em suas mais variadas perspectivas e grupos vulneráveis, o que possibilita a participação da comunidade em geral, não sendo destinada somente aos operadores do Direito”, comenta a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Criciúma, Valéria Zanette.

A abertura do evento será comandada pela presidente da Comissão da Promoção de Igualdade da OAB Nacional, Silvia Cerqueira. Na sequência, especialistas trarão temas como mercado de trabalho feminino, cotas raciais nas universidades, direitos das pessoas com deficiência e LGBTIfobia.

“Vamos falar sobre igualdade de gênero, igualdade de raça, a inserção das pessoas com deficiência, também vamos abordar a violência de gênero e as questões sobre a LGBTIfobia. Então, é um evento que vai abranger de uma forma geral os direitos humanos, sobre todas as desigualdades que encontramos na sociedade”, afirma a secretária geral da OAB Criciúma, Lucinara Manenti.

Além de promover a discussão, o encontro também vai reunir temas que serão sugeridos para o congresso nacional que será realizado em 2020. “Esse é o papel da OAB, de promover essa discussão e oferecer munição para combater todos esses problemas encontrados na sociedade. Assim, fomentamos ações promocionais e ações proibitivas para que a gente desenvolva uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária, evitando a violação dos direitos constitucionais e outros que a gente detém”, complementa Lucinara.

Programação completa do “I Encontro Regional Sul de Promoção da Igualdade: o Advogado, a Democracia e as Ações Afirmativas”:

Abertura: Palestrante: Silvia Cerqueira – Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade.

9h: Palestrante – Mônica Ovinski de Camargo Cortina
Moderadora: Lucinara Manenti
Tema: “Mulheres e o Mercado de Trabalho, diante do Princípio da Igualdade e da divisão sexual do trabalho”.

10h: Palestrante – Jackson da Silva Leal
Moderador: Lucas Pereira
Tema: “O encarceramento: entre a (des)igualdade e inflição intencional de sofrimento”.

11h: Palestrante – Reginaldo de Souza Vieira
Moderadora: Juliana Paganini
Tema: “Direito da pessoa com deficiência: reconhecimento e desafios”.

14h: Palestrante – Andriw Loch
Moderadora: Valéria Zanette
Tema: “Ações afirmativas e igualdade racial: perspectiva sociojurídica”.

15h: Palestrante – Margareth da Silva Hernandes
Moderadora: Aline Fernandes Marques
Tema: “O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e a Violência de Gênero”.

16h30: Palestrante – Renan Honório Quinalha
Moderador: Pedro Henrique Hilário
Tema: “LGBTifobia e a luta pela igualdade”.

Colaboração: Bruna Borges / Ápice 360º