Notas do Plenário:

Julio Cesar Bonetti (PT) em seu primeiro pronunciamento como Vereador no Legislativo Municipal destacou a necessidade da participação de todos os setores da sociedade na discussão final da revisão do Plano Diretor. De acordo com o Vereador os presidentes de Associações de Bairro e demais entidades representativas são fundamentais na discussão das alterações que visam planejar o crescimento do Município.  O Vereador registrou que Urussanga é uma das melhores cidades para se viver no sul do Estado e a revisão do Plano Diretor tem que manter a qualidade de vida e melhorar alguns fatores que foram prejudiciais para o desenvolvimento da cidade. Julio Bonetti afirmou que em todas as Audiências que participou para a revisão os assuntos mais comentados foram em relaç ão ao aumento do perímetro urbano, altura permitida para a construção de prédios e a preservação da água. Em relação à preservação de locais com nascentes o Vereador destacou que existem projetos para a construção de loteamentos com quase mil lotes na cidade, projetando um crescimento na população e no consumo de água, exigindo assim, medidas públicas para garantir o abastecimento.  De acordo com o Vereador, um dos motivos principais do Plano Diretor é manter a qualidade de vida do cidadão respeitando o Estatuto das Cidades. Julio afirmou ainda, que mesmo após 10 anos em vigor existem Artigos dentro do Plano Diretor atual que não foram regulamentados. Para o Vereador o Plano Diretor tem que ser estudado com calma no Legislativo, talvez com a realização de mais uma Audiência Pública, pa ra que venha atender as demandas para o desenvolvimento da cidade sem mexer com a qualidade de vida da população.

Elson Roberto Ramos (MDB) criticou a aprovação no Legislativo Municipal de Projeto de Resolução que alterou o Regimento Interno proibindo o Vereador de repassar aos demais membros do partido o tempo de fala não utilizado na tribuna. De acordo com o Vereador em todas as Câmaras Legislativas da Região Carbonífera o Regimento Interno garante que o tempo para fala na tribuna pertence ao partido e não ao parlamentar. Elson criticou a forma urgente como o Projeto tramitou durante sua licença e disse que sempre solicitou o tempo dos demais Vereadores da bancada do seu partido para falar na tribuna com o propósito de dizer a verdade, esclarecer fatos, e destacar assuntos importantes para o cidadão. O Vereador lamentou que depois de um ano do anúncio pelo Poder Executivo de investimento de um milhão de reais na ampliação da pavimentação da Rodovia dos Mineiros, entre o Bairro Rio Carvão e a comunidade de Santana, ainda nada foi feito.  Elson cobrou ainda, explicações para a promessa do Poder Executivo de que devolveria parte dos quatorze milhões e quinhentos mil reais tomados emprestados junto a Caixa Econômica Federal. No dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 novembro, o Vereador elogiou a iniciativa da responsável pela biblioteca Municipal de Urussanga, Maria Alice Júlio Batista, pelo incentivo a leitura em instituições como o Paraiso das Crianças.

Braz Ciseski (PDT) informou que no dia 7 de dezembro no Restaurante San Genaro acontece o almoço de confraternização da Associação de Pessoas com Deficiência e Amigos (APDA). O evento vai contar com palestra e tem o objetivo de apresentar os membros da diretoria e o cronograma de atividades da entidade.  De acordo com o Vereador a Associação dos Músicos de Urussanga tem trabalhado para a conclusão do estatuto sendo mais um seguimento que se organiza em beneficio da categoria. A associação de pessoas com deficiência e a associação de músicos de Urussanga são iniciativas do Vereador e visam fortalecer e criar políticas públicas em benefício das categorias. O Vereador apresentou proposição solicitando o envio de Moção de Aplausos ao casal Maria Glória Pilon Nunes e Carlos Alberto Nunes, proprietários do Centro de Equoterapia e Equitação Nunes de Urussanga. Braz Cizeski finalizou ressaltando o valor da amizade e da família. De acordo com o Vereador a família é composta pelas pessoas que Deus coloca ao nosso lado e os amigos verdadeiros são parceiros para os momentos de alegria e de tristeza. Braz disse ainda que seu coração sempre foi aberto às amizades e somente o respeito e o reconhecimento do valor do próximo fazem as amizades prosperarem.

Gilson Casagrande (PP) registrou a importância do evento de formatura realizado na semana passada relativo ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa promoveu a entrega de certificados para 230 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Urussanga. Segundo o Vereador, o programa desenvolvido pela Polícia Militar tem o objetivo de ensinar as crianças a resistirem ao uso de drogas e a prática de atos de violência. O evento contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo Municipal, Judiciário, Polícia Militar e familiares dos alunos. Gilson Casagrande disse que o conhecimento adquirido pelas crianças tem muita importância e pode mudar o futuro d e várias famílias. O Vereador destacou ainda a necessidade da participação da população na Audiência Pública para discutir a revisão do Plano Diretor de Urussanga que vai acontecer no dia 13 de novembro às 19h00 nas dependências do restaurante San Genaro no Parque Municipal.

José Carlos José (PP) lembrou a campanha iniciada por ele em agosto de 2017 com o objetivo de mobilizar os consumidores para baixar a tarifa de energia elétrica praticada pela empresa fornecedora em Urussanga. Para o Vereador o alto preço da energia elétrica prejudica a economia do Município causando desemprego e o sofrimento do cidadão assalariado. José Carlos destacou as manifestações feitas na época, ofícios entregues a parlamentares  e o abaixo-assinado que resultou na apresentação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 9510 do Ex-Deputado Jorge Boeira e o Projeto 9563/18 do Ex-Deputado Federal e agora Senador Esperidião Amin. O Vereador afirmou que existem pessoas querendo descaracterizar o seu trabalho o qual deveria ser levado à frente pela empresa d istribuidora de energia em Urussanga. José Carlos ressaltou que houve muito trabalho e mobilização da sociedade para o Projeto de Lei chegar a Brasília. De acordo com o Vereador o Projeto que tramita em Brasília tem alguns problemas que serão ajustados por uma equipe técnica para adequar as necessidades dos consumidores de Municípios do porte de Urussanga. José Carlos lamentou que a empresa que opera em Urussanga há 75 anos somente nos últimos dois anos iniciou estudos para reduzir o preço da tarifa com a compra de energia no mercado livre. O Vereador registrou que o trabalho pela redução da energia iniciado em 2017 obteve resultados reais, sendo que em 2017 a energia fornecida em Urussanga era 75% mais cara do que a de Cocal do Sul e hoje o preço é  somente 37% maior que a do Município vizinho. Em relação aos preços praticados no p aís  José Carlos informou que em 2018 Urussanga tinha a quarta energia mais cara do país e hoje após a mobilização dos consumidores desceu para a oitava posição. Foi aprovado Projeto de Lei do Vereador que institui a carteira de identificação de autista e que autoriza a expedição do documento pelo Poder Executivo. Lembrou a importância do novembro azul.

Odivaldo Bonetti (PP) afirmou que existe um desencontro de informações sobre o resultado da provável aprovação do Projeto de Lei em tramitação em Brasília para redução do custo da energia elétrica em Municípios como Urussanga. Odivaldo destacou a luta do Vereador José Carlos José e a mobilização da população pela redução da tarifa de energia, mas ressaltou a importância da participação da empresa no dia 19 de novembro em reunião no Legislativo Municipal para esclarecer todas as dúvidas do impacto do Projeto em tramitação para os consumidores no Município.  O Vereador agradeceu a Secretaria de Obras pelo trabalho realizado durante o sábado e domingo para reconstruç ;ão de uma ponte que liga a localidade de Rio Molha a Santana.  Odivaldo registrou ainda a realização pelo Diretor de Obras Jucemar Sangaletti de serviços de manutenção no acesso a Unidade Básica de Saúde nas proximidades da empresa TERMOVAC (somente referência) na localidade de Barro Preto. O Vereador convidou filiados e simpatizantes para participarem da escolha do novo Diretório e da Executiva do Partido Progressista (PP) no próximo sábado (9) a partir das 9h30 no Ventuno Pub. No mesmo dia e local, a partir das 11h00, acontece o encontro regional da juventude progressista com representantes do PP jovem de Urussanga, Morro da Fumaça e Cocal do Sul com o objetivo de mostrar a força e a voz dos jovens no atual cenário político.

Jair Nandi (PSD) apresentou Requerimento solicitando o envio de expediente à empresa X.PNG Incorporadora Ltda, responsável pelos processos do Programa de Regularização Fundiária Lar Legal, solicitando informações referentes às famílias que aderiram ao programa, o relatório de todos os processos finalizados e a relação dos processos com pendências e a previsão do prazo para a solução dos entraves. De acordo com Jair Nandi o programa visa legalizar áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a legislação e cujos moradores não possuem reconhecimento formal de sua posse por meio de títulos públicos de propriedade registrados em cartório. O Vereador ressaltou que o Lar Legal é uma iniciativa do Governo do Estado , por meio da Secretaria de Assistência Social Trabalho e Educação, com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça do Estado. A partir das informações fornecidas pela empresa o Vereador pretende tomar as providências cabíveis para solucionar definitivamente o problema que atinge várias famílias que fizeram o pagamento do serviço e não receberam as escrituras. Jair Nandi destacou Projeto de Lei de sua autoria e aprovado no mês de abril deste ano propondo que o número do telefone da Defesa Civil fosse de fácil acesso a população.  O Projeto aprovado no Legislativo e sancionado pelo Prefeito Municipal solicitava a divulgação do telefone da Defesa civil na fatura de água. O Vereador afirmou que mesmo não gerando custos e chegando a todos os lares de Urussanga o projeto não foi implantado, sendo que os meses de novembro e dezembro são de alto risco de temporais que demandam ação rápida da defesa civil. Por meio de Requerimento solicitou ao Poder Executivo relatório sobre recursos oriundos do programa para Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) captado pela prefeitura junto à Caixa Econômica Federal.

Vanderlei Marcírio (MDB) registrou a realização na próxima sexta-feira (8) de Audiência Pública em Tubarão para tratar da instalação de praças de pedágio no trecho sul da BR 101. A iniciativa para realização da Audiência é do Deputado Estadual Volnei Weber do MDB. O Vereador lamentou a proposta do Governo Federal e disse que os Deputados catarinenses estão inconformados com a medida. De acordo com Vanderlei Marcílio o preço do pedágio no sul de Santa Catarina vai ser o dobro das demais regiões do Estado.

Colaboração: Wilson Adriani / Assessor de Imprensa Câmara de Vereadores Urussanga