Morro da Fumaça avança no fortalecimento do turismo e passa a integrar projeto regional de desenvolvimento

Município fumacense participa do Integratur, iniciativa que busca estruturar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e de integração no Sul catarinense

Morro da Fumaça avança de forma estratégica no fortalecimento do turismo como eixo de desenvolvimento econômico e social ao integrar a segunda fase do projeto regional Integratur. A iniciativa, realizada por meio de uma parceria entre Unesc e Amrec, visa estruturar e qualificar os potenciais turísticos dos municípios por meio de um planejamento de longo prazo, promovendo a integração entre poder público, trade turístico e comunidade, além de impulsionar a geração de oportunidades, atração de investimentos e a consolidação do Sul catarinense como destino turístico.

O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, ressaltou a importância da inclusão do município no projeto e o impacto que o turismo pode gerar no desenvolvimento local. “Esse é um passo muito significativo para Morro da Fumaça. Temos grandes potenciais que, muitas vezes, ainda não são plenamente explorados. Com esse projeto, conseguimos planejamento, orientação técnica e integração regional, o que abre novas possibilidades de investimento, geração de emprego e fortalecimento da nossa economia”, afirmou.

A agenda de alinhamento com o município fumacense ocorreu na última terça-feira, 03 de fevereiro, quando foram apresentados e debatidos os potenciais turísticos de Morro da Fumaça, com foco na construção de uma estratégia de longo prazo para organização, qualificação e posterior comercialização desses atrativos em nível estadual e nacional.

De acordo com o agente de inovação da Unesc, Paulo Priante, o momento marca o início de uma jornada estruturada e colaborativa. “A partir dessa parceria da Unesc com a Amrec e da integração das ofertas turísticas dos municípios da região, damos início a uma segunda fase do projeto. Em Morro da Fumaça, foi extremamente relevante compreender os potenciais já existentes e pensar, junto ao poder público, como estruturar essas oportunidades para que o turismo seja percebido como um pilar econômico sólido, com uma jornada de desenvolvimento ao longo dos próximos três anos”, destacou.

Já o secretário de Cultura e Turismo fumacense, Paulo Vitor Cechinel, destacou o papel do engajamento coletivo para o sucesso da iniciativa.“O turismo se constrói de forma conjunta. Esse projeto nos permite envolver o trade, os empreendedores e a comunidade em um processo organizado, pensando desde a qualificação da oferta até a criação de novos equipamentos turísticos, como hospedagem, gastronomia e espaços de lazer. É uma oportunidade de transformar Morro da Fumaça em parte ativa de um destino turístico regional consolidado”, pontuou.

A proposta do projeto Integratur é que, ao longo de três anos, os municípios participantes avancem na organização da oferta turística, na capacitação dos profissionais e no fortalecimento do ecossistema empreendedor, criando novas oportunidades de negócios e ampliando o impacto positivo na economia e na pirâmide social da região.

Colaboração: Assessoria de Comunicação município Morro da Fumaça