Missa em Honra a São Vicente celebra fé e tradição vitivinícola em Urussanga Celebração integra a programação da Vindima Goethe e homenageou os produtores locais.

A tradicional Missa em Honra a São Vicente, padroeiro dos viticultores, foi realizada nesta quinta-feira, dia 22, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A celebração, conduzida pelo padre Giliard Cesconetto Gava, integrou a programação da Vindima Goethe e reuniu produtores rurais, comunidade local, visitantes e autoridades em Urussanga.

Durante a cerimônia foi feita a Bênção das Mãos que Colhem, rito simbólico dedicado aos trabalhadores das vinhas da região. O momento representou o agradecimento pela safra e o reconhecimento ao trabalho construído ao longo de gerações no cultivo da uva Goethe e na produção de vinhos que receberam o selo com Denominação de Origem.

A prefeita de Urussanga, Stela de Agostin Talamini, destacou a importância da tradicional celebração. “A Missa em Honra a São Vicente é um momento de gratidão e orgulho. Ela reconhece o esforço dos nossos produtores e reforça o sentimento de pertencimento que une a comunidade em torno da vitivinicultura”, pontua.

Após a missa, o público participou da Vindima Per Tutti, momento de confraternização que celebrou a herança italiana e o espírito comunitário. A programação contou com música típica, gastronomia, vinhos Goethe, além de exposição de artesanato e produtos coloniais.

Confira a programação da Vindima Goethe neste final de semana. Vinícola Damian – Urussanga Sábado (24), das 9h às 12h e 13h30 às 17h. Dolce far niente Degustação na loja, serviços de winebar e tábua de frios. Vigna Mazon – Urussanga Domingo, 25 de janeiro Almoço italiano na Vinícola, que começa com a recepção com degustação de sucos de uva, frisantes, espumantes e antepastos italianos. Experiência da colheita e da pisa da uva, e visita informal à vinícola.

Vinícola Trevisol – Urussanga

Sexta-feira (23), a partir de 19h30 VIVA LA PIZZA

O chef Samuel Michellon prepara pizzas exclusivas, desenvolvidas para harmonizar com os vinhos da casa, em uma noite que une juventude, tradição e convivência. Atividade com reserva antecipada.

Sábado (24) Il Pranzo Tradicional almoço celebrando a culinária dos imigrantes, com cardápio típico preparado sob o olhar atento da Nona Vilma. Inclui degustação de cinco rótulos selecionados da vinícola.Reserva antecipada.

Domingo (25), das 15h às 18h Café da Roça Mais de 40 receitas típicas do imigrante, entre broas, pães, bolos e quitutes que despertam memórias afetivas. Evento sem necessidade de reserva.

Vinícola De Noni – Urussanga Sábado (24), das 8h30 às 18h. (fecha ao meio-dia) Aberta para visita informal e compra de vinhos, sem reserva. Agendamento apenas para programações com porções de frios.

Vindima Borgo – Nova Veneza Sábado (24), a partir das 14h30 Pisa, Segredos e Sabores Vivência da tradicional pisa da uva, com música típica, seguida de degustação dos rótulos Borgo harmonizada com mesa de frios e antepastos. Vinho Goethe à vontade durante a experiência.

Pousada Vale dos Figos – Urussanga

Entre as vivências oferecidas, estão visitas aos parreirais, ao valor de R$15 por pessoa, com entrada gratuita para crianças. Os visitantes também podem participar da colheita da uva, mediante locação de cesto com tesoura; o valor da uva é de R$10 o quilo, cobrado à parte.

Enoturismo e tradição

A XVIII Vindima Goethe reafirma o vinho como expressão de fé, cultura e pertencimento, convidando moradores e visitantes a vivenciarem experiências autênticas que unem tradição, gastronomia e enoturismo no Sul de Santa Catarina.

O evento conta com o patrocínio da SETUR, BRDE, Prefeituras de Urussanga, Nova Veneza e Orleans. São apoiadores oficiais a Prefeitura de Içara, o SEBRAE/SUL e Epagri. Parceria UNESC e Eflul.

A programação completa da XVIII Vindima Goethe está disponível em www.vindimagoethe.com.br

Colaboração: Ascom Urussanga