Os jovens em acolhimento atendidos pelo programa Novos Caminhos em Criciúma tiveram na última semana duas atividades voltadas para o mercado de trabalho e oportunidades no ramo da tecnologia. No último sábado (17/2), a atividade promovida foi uma Oficina de Tecnologias Imersivas, com a equipe do Senai Soluções Digitais e a equipe Alpha Scuderia, no laboratório aberto do Senai Criciúma/Escola Sesi. Participaram da oficina 32 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, dos abrigos Lar Azul, Florescer e Nossa Casa, de Criciúma, e do Instituto Primeiro Amor (IPA), de Araranguá.

Na oficina, a equipe abordou o trabalho com as tecnologias, a criação de jogos online, óculos de realidade virtual, treinamentos virtuais através dos VR e roupa de captura de movimentos entre outras atividades. A primeira edição desta oficina na região Sul aconteceu em agosto de 2023 com jovens em acolhimento da região de Tubarão.

 

A interlocutora de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) nas regionais Sul e Litoral Sul, Cintia Nowasco da Silva, afirma que a novidade para este ano foi a participação da Alpha Scuderia, que participa da competição F1 in Schools, através do programa Eu Voluntário, da FIESC. Ela explica que na oficina a equipe fez a recepção dos jovens e apresentou seu projeto e que, juntamente com as atividades da equipe do Senai Soluções Digitais, isso teve um impacto muito positivo nas crianças e adolescentes que não têm contato com tais tecnologias. “Nosso objetivo era despertar um olhar diferente para que lá na frente pensem em profissões e possam contribuir também para a nossa sociedade e a nossa indústria.”

Jeison Pandini, da equipe de multimídia do Senai Soluções Digitais, destaca que foi uma realização participar do evento e conseguir instigar nas crianças e adolescentes um grande interesse. “Quem sabe, despertar uma semente nessa área de jogos de realidade virtual, que é algo diferente para eles. E isso também ajuda a reavivar, em nós profissionais, algo que no dia a dia vamos perdendo, que é esse brilho e fascínio com a área de experiências imersivas. Agradecemos o convite e estamos abertos para outras edições.”

 

Também na última semana, 22 adolescentes participaram de um workshop sobre como montar um currículo e dicas para uma entrevista de emprego. A capacitação, promovida em 14/2, foi conduzida pelos profissionais da área de gestão de pessoas Daiane Ferreira Gomes e Darcioni Gomes, da SDF Gestão, e aconteceu no Senac em Criciúma.

De acordo com Daiane, a experiência com os jovens foi muito boa, tanto que conseguiram realizar com sucesso o que foi proposto. “Todos saíram com um currículo pronto para encaminhar a empresas e participar de processos de seleção”, relatou. A profissional ainda explica que, já de olho na etapa de seleção, deu dicas de comportamento, vestimenta e cuidados no preparo para uma entrevista.

O programa

O programa Novos Caminhos foi criado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a AMC e a FIESC/SESI/SENAI. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

Colaboração: Fernanda de Maman