Um novo recorde de produção de pitaia está previsto para 2026 em Santa Catarina. Os produtores catarinenses se reunirão em Jacinto Machado para a abertura oficial da colheita da fruta, que é esperada para crescer em 20% em relação ao ano passado.

Colheita de Pitaia em Santa Catarina: um futuro promissor

A Epagri projeta uma safra recorde de 7,8 mil toneladas de pitaia, o que é um aumento significativo em relação ao ano anterior. O clima ameno no verão deve contribuir para essa safra recorde, com uma produção que se estende até o inverno com a introdução de novas variedades.

  • Grande parte da colheita ocorre entre janeiro e maio, mas a introdução de novas variedades tem ajudado a estender a safra até o inverno.
  • A expectativa é que a safra recorde seja resultado de uma combinação de fatores, incluindo um clima mais ameno e a introdução de novas tecnologias.

O engenheiro-agrônomo Eusébio Pasini Tonetto, líder do Programa Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, destaca a importância do clima ameno no verão e a introdução de novas tecnologias para a safra recorde.

Produção crescente de pitaia em Santa Catarina

A produção de pitaia em Santa Catarina tem crescido significativamente nos últimos anos. Em 2024, foram 5 mil toneladas, e no ano passado, foram 6,5 mil toneladas. Os produtores têm ampliado seus pomares e introduzido novas tecnologias para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da fruta.

  • A Epagri tem ajudado os produtores a introduzir novas tecnologias e melhorar a produtividade.
  • A introdução de novas variedades de pitaia tem ajudado a estender a safra até o inverno.

A região Sul do estado concentra 90% da produção de pitaia, com destaque para os municípios de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio.

Colheita da pitaia em Jacinto Machado

A abertura oficial da colheita da pitaia em Jacinto Machado será realizada às 10 horas da manhã de quinta-feira, 29 de janeiro de 2026. O evento será realizado no Campo Demonstrativo Cooperja e é aberto ao público.

Para obter mais informações, entre em contato com o líder do Programa Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, Eusébio Pasini Tonetto, pelo telefone (48) 999965575.

Assessoria de Comunicação EPAGRI SC