O Engenheiro Químico Jorge Luís dos Santos Amaral participou da Sessão Ordinária desta terça-feira (16) na Câmara de Vereadores de Urussanga e apresentou estudo técnico baseado em dados coletados em várias pericias e auditorias realizadas pelo Ministério Público nos últimos seis anos no Bairro Rio Carvão.

Os dados técnicos analisados se referem aos níveis de poluição causados por uma empresa produtora de coque na comunidade. Na avaliação do engenheiro as reclamações dos moradores tem fundamento técnico. Ele apresentou fotos produzidas pelos técnicos ligados ao Ministério Público que constatam a emissão de gases e partículas fora dos padrões e que atingem toda a comunidade.

“Os próprios peritos do Ministério Público apontaram para emissões de poluentes em locais que não deveriam acontecer. A eficiência do projeto, não garante eficiência real do processo, o qual tem permitindo a emissão de gases e partículas de poluição. O fato de ter um equipamento instalado não garante também que ele esteja sendo suficiente para reter os poluentes”, destacou Jorge Luís.

De acordo com o engenheiro, a análise do monitoramento da qualidade do ar demonstrou que as perícias apresentadas foram feitas em datas onde a empresa não trabalhava com a capacidade máxima de produção. Para ele as análises foram realizadas em curtos períodos tornando-se inconclusivas e sem base cientifica.

“A empresa com base nos dados técnicos apresentados não conseguiu provar que atende as normas de contenção da poluição, portanto as reclamações da população são justas”, finalizou.

O presidente da Associação de Moradores do Rio Carvão Sidnei Casagrande, presente na Sessão, ressaltou que a comunidade nunca pensou em fechar a empresa, mas sim que ela opere em harmonia com a comunidade, garantindo qualidade de vida para a população.

Sidnei cobrou ainda um posicionamento mais claro do Prefeito Gustavo Cancellier em relação ao problema da poluição no Bairro. O convite para participação do engenheiro Químico Jorge Luís dos Santos Amaral foi feito por meio de Requerimento pelo Vereador Marcos Roberto Silveira (PT).

Suplente Magaly Albino participa da primeira Sessão no Legislativo de Urussanga

A suplente Magaly Albino (PT) participou da primeira Sessão Ordinária nesta terça-feira (16) lembrando que pela primeira vez na história de Urussanga uma transexual assume vaga no Legislativo.

A vereadora afirmou que pretende trabalhar para trazer visibilidade ao grupo LGBTS do Município. Magaly agradeceu ao apoio da família, aos incentivadores para que ela entrasse na política e ao espaço concedido pelo partido dos Trabalhadores.

A vereadora destacou ainda, o seu envolvimento nas questões sociais e o exemplo recebido do avô que presidiu por muitos anos o Sindicato dos Mineiros de Urussanga. Magaly  que reside no Bairro Santana agradeceu aos seus eleitores e disse que vai representar e trabalhar por todas as comunidades.

A estreia da Vereadora no Legislativo contou com a participação de familiares, moradores do Bairro Santana e do Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon.

Vereadores aprovam subvenção social para o Hospital Nossa Senhora da Conceição

Os Vereadores aprovam por unanimidade a liberação de recursos para contratação de serviços pela Secretaria de Saúde junto ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O Projeto de Lei autorizando a destinação dos recursos foi aprovado durante Sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (16).

Os recursos na ordem de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) serão utilizados pelo setor de saúde do Município para a contratação de uma série de serviços como ressonâncias, tomografias, cirurgias e outros procedimentos.

 

Colaboração: Wilson Adriani / Assessor de Imprensa Câmara de Vereadores Urussanga