Tradição, música e memória dos imigrantes vão ecoar na Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade

O primeiro acorde da 12ª CocalFest e da 1ª Festa do Colono e do Caminhoneiro será dado neste domingo (21), com o 18º Encontro Regional da Canção Italiana. A partir das 9h30, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade recebe oito corais da região, que vão interpretar clássicos da música italiana em um espetáculo que une fé, cultura e emoção.

Cada coral sobe ao palco e apresenta duas músicas de livre escolha, transformando a manhã de domingo em um verdadeiro mosaico musical da tradição italiana.

O evento é promovido pelo Círculo Italiano de Cocal do Sul em parceria com a Administração Municipal e promete reforçar a memória dos imigrantes que ajudaram a construir a identidade local.

“Esse encontro é muito mais do que música. É a memória viva dos nossos nonos e bisnonos, um trabalho de resgate que emociona e faz a gente cantar junto. É reencontro, confraternização e, claro, boa gastronomia italiana para completar a festa. Cocal do Sul se orgulha de manter essa tradição”, afirmou o presidente do Círculo Italiano, José Orlei Sartor.

Após as apresentações na igreja, os grupos seguem para o Salão Paroquial, onde será servido o tradicional almoço típico italiano, com ingresso a R$ 60, e novas apresentações musicais ao longo da tarde.

Para o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Juarez Fogaça, abrir a CocalFest com o Encontro Regional da Canção Italiana tem um simbolismo especial.

“A festa já começa oficialmente de 24 a 28, mas o que vai dar o start é o encontro dos corais. Nesse domingo vamos receber mais de oito grupos que vão cantar na Igreja Matriz, onde a acústica é perfeita, e depois participar do almoço típico. É um resgate maravilhoso da cultura italiana, que remete ao passado e emociona quem escuta. Estamos felizes em começar a festa trazendo justamente essa tradição que é tão nossa”, destacou.

Colaboração : Kelley Alves