Aconteceu no dia 26 de agosto às 19hr mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Orleans sendo presidida pelo vereador Hildegart Tesmann Durigon.

A sessão foi assistida por um pequeno público sendo bem tranquila, onde os vereadores em sua grande maioria fizeram o uso da tribuna para enaltecer os 106 anos de emancipação do município de Orleans.

Alguns vereadores além de parabenizar Orleans pelo aniversário também fizeram elogios à Administração Municipal pelos trabalhos executados na melhoria da cidade, principalmente no departamento de obras e infraestrutura.

O vereador Jair Ghizoni agradeceu aos colegas edis pela oportunidade de estar participando por esse período de 30 dias ao qual ocupou o lugar do vereador Valentim Bardini Sobrinho.

A vereadora Mireli Debiasi no seu tempo de uso da tribuna comentou sobre o evento que ocorreu na ALESC onde foi feito a divulgação da semana cultural de Orleans. Falou da importância da conscientização dos cuidados e limpeza do meio ambiente.

Aproveitou para divulgar a segunda edição do movimento de limpeza do rio Tubarão que acontecerá no dia 01 de setembro a partir das 7:30 hr tendo início na comunidade da Barra do Rio Novo e termino as 11:30 hr na rodoviária que é o local das festividades do aniversário da cidade de Orleans.

O vereador Hildegart Tesmann Durigon antes de finalizar a sessão deu seus parabéns ao seu colega e integrante do quadro de funcionários Sandro De Pieri, assim como os demais vereadores ao fazerem o uso da tribuna. 

Também destacou os equipamentos adquiridos por meio de licitação onde cada vereador terá a sua disposição um computador para o seu uso em sessões. Segundo o presidente a medida é para que com a tecnologia se elimine os gastos com impressos assim também contribuindo com a preservação da natureza e o meio ambiente.

Mensagens

-PROJETO DE LEI N 038/2019 – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A EFETUAR CONCESSÃO DE USO DE UMA ÁREA DE TERRAS PERTENCENTE À MUNICIPALIDADE PARA INSTALAÇÃO DE UM ESTACIONAMENTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

-PROJETO DE LEI Nº 039/2019 – AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A RECEBER POR DOAÇÃO IMÓVEIS QUE ESPECÍFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

-PROJETO DE LEI Nº 040/2019 – ANULA DOTAÇÃO E ABRE CRÉDITO SUPLEMENTAR..

-PROJETO DE LEI Nº 041/2019 – RATIFICA AS ALTERAÇÕES DO ESTATUTO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA REGIÃO SUL – CIRSURES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Correspondências Recebidas

-Convite 3ª Edição do Reviva Orleans nos dias 27, 29, 03 e 08 de setembro no Real Nob Hotel.

Tribuna

Usaram a tribuna nesse dia os seguintes vereadores: vereador Antônio Dias André, vereador Edson Ribeiro, vereador Udir Luiz Pavei, vereador Osvaldo Cruzetta, vereador Jair Guizoni, vereadora Mirele Debiasi e o vereador Hildegart T. Durigon

Projetos Aprovados

-PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº 004/2019 – DISPÕE SOBRE O ‘INDÚSTRIAS LIMPAS’ – PROGRAMA DE INCENTIVO A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS VOLTADOS A TECNOLOGIA E INOVAÇÃO E ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 1.923/2005 – CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIP – Autor(es): Poder Executivo

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº 0006/2019 – ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI  COMPLEMENTAR Nº 1.529  DE  24 DE MAIO DE 2000. – Autor(es): Poder Executivo

Indicações

-Indicação nº. 0068/2019 – Autor(es): Hildegart Thessmann Durigon – ” Que seja encaminhado ofício ao DEINFRA solicitando a implantação de um trevo alemão na Rodovia SC 108 acesso ao Loteamento São Jerônimo, mais precisamente no acesso a Rua Bartier Scremin.”

-Indicação nº. 0069/2019 – Autor(es): Hildegart Thessmann Durigon – ” Que o legislativo elabore Projeto de Lei para transformar de utilidade pública a Associazioni Veneta Di Orleans e Regione.”

-Indicação nº. 0070/2019 – Autor(es): Mirele Cruz Debiasi Perico -” Que o Legislativo faça homenagem a Gustavo Laurentino Galvani, menino de 12 anos, que nasceu sem os membros superiores e atualmente é vice campeão Brasileiro de Xadrez e vai tentar quebrar o recorde mundial de montagem de cubo mágico com os pés.”

Confira como foi a Sessão na Integra: