Com o objetivo de separar os atendimentos normais das unidades de saúde com os atendimentos de pessoas suspeitas para Coronavírus a Secretaria de Saúde de São Ludgero a partir de amanhã, terça-feira, 24 de março, abre o Centro de Triagem Coronavírus que funcionará das 8 às 19 horas, na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Nos próximos dias será decidido se funcionará final de semana ou não.

        Devem procurar o Centro somente pessoas que estiverem com sintomas relacionados ao Coronavírus, entre os principais tosse, febre e falta de ar.

        O novo fluxo nos atendimentos também prevê que as três Estratégias Saúde da Família (ESFs) irão funcionar somente com equipes de Enfermagem, sendo que uma médica dará os encaminhamentos necessários em relação as receitas dos pacientes que fazem uso de medicamentos de uso contínuo e receituário controlado. A solicitação de receita deve acontecer ligando para a unidade de saúde. Os atendimentos odontológicos de emergência serão feitos na ESF Margem Direita. Já os atendimentos na Unidade Sanitária Central de Saúde (Pronto) seguem acontecendo 24 horas por dia, sete dias por semana. Em relação a vacina da Gripe a Secretaria de Saúde informa que a quantidade disponível para idosos e profissionais de saúde já acabou no dia de hoje e assim que chegar nova remessa será dada ampla divulgação para que todos fiquem sabendo. Os idosos acamados estão sendo vacinados em suas residências.

        A Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, informa que o novo fluxo separando os atendimentos normais de suspeitos do Covid-19 é mais uma ação para minimizar os riscos de contágio. “É preciso agradecer nossos profissionais da saúde que estão empenhados em realizar o melhor atendimento possível diante da situação, todos os secretários municipais pelo apoio, demais funcionários públicos, comunidade em geral que está em casa e acatou o pedido de isolamento social, em especial a presença firme do secretário Léo e do prefeito Iba em todas as decisões e suporte necessário”, pontua.

     

     Telefones que a população deve saber:

ESF Margem Esquerda – 3657 0828 – das 7 às 16 horas sem fechar ao meio dia

ESF Margem Direita – 3657 0364 – das 7 às 16 horas sem fechar ao meio dia

ESF Encosta do Sol – 3657 0792 – das 7 às 16 horas sem fechar ao meio dia

Unidade Sanitária Central de Saúde (Pronto) – 3657 1257 – 24 horas

Disque Coronavírus – 3191 0299 (De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas) e o 98402 4866 (das 7 às 19 horas)

Texto e Fotos: Bertoldo Kirchner Weber / Assessor de Comunicação Município de São Ludgero