Cocal do Sul reinicia programa de castração com apoio da Unibave Animais cadastrados foram buscados na Praça Coberta e encaminhados ao Hospital Veterinário da Unibave, em Orleans, para o procedimento gratuito de castração.

Cocal do Sul reiniciou nesta quinta-feira (5) o programa gratuito de castração de cães e gatos. Logo pela manhã, a equipe do Hospital Veterinário Unibave esteve na Praça Coberta para buscar os animais cadastrados e encaminhá-los ao procedimento gratuito de castração, realizado em Orleans.

O programa é realizado por meio de convênio entre a Prefeitura e a instituição e ocorre ao longo de todo o ano, com 15 castrações por semana, divididas entre cães e gatos. A iniciativa tem como objetivo o controle populacional de animais no município, além de promover saúde, bem-estar animal e saúde pública.

O prefeito Ademir Magagnin ressaltou a importância da ação. “Isso é muito importante para que possamos fazer o controle da natalidade. A gente não quer ver cachorro nenhum na rua. A castração é uma maneira de controlar e reduzir esses animais que acabam ficando soltos”, afirmou.

A engenheira ambiental e fiscal de Meio Ambiente, Natália Maragno, explica que o programa prioriza principalmente os animais comunitários e os que vivem nas ruas. “São atendidos os animais adotados que residem no município, mas sempre damos prioridade para os comunitários e errantes. É muito importante que as pessoas procurem a Diretoria do Meio Ambiente para fazer o cadastro. É totalmente gratuito e só tem benefícios”, reforçou.

O médico veterinário Eduardo Bez Birolo, coordenador do Sistema de Inspeção Municipal, lembra que a castração também traz benefícios à saúde dos animais. “É um procedimento seguro que reduz o risco de doenças graves, além de melhorar o comportamento, diminuindo fugas, brigas e marcação de território”, explicou.

Como participar

O programa é gratuito para moradores de Cocal do Sul. Para participar, o tutor e o animal precisam residir no município e o pet deve ter sido adotado.

O município conta ainda com o apoio de protetores voluntários, que resgatam animais comunitários e os encaminham para castração.

O cadastro pode ser feito diretamente na Diretoria de Meio Ambiente pelo telefone e WhatsApp (48) 3444-6035.

Colaboração: Assessoria de Comunicação Cocal do Sul