Cocal do Sul inaugura espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Novo serviço reunirá apoio psicológico, orientação jurídica e atendimento integrado para fortalecer a proteção às vítimas e famílias. Mais de 100 mulheres foram vítimas de violência doméstica em Cocal do Sul ao longo de 2025. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, o município já registrou 51 novas ocorrências e mantém atualmente 42 medidas protetivas ativas.

Diante dessa realidade, a Administração Municipal inaugura nesta quinta-feira (25), às 19 horas, o programa Juntos Somos Mais Fortes, um espaço criado para acolher, orientar e apoiar mulheres em situação de violência. A solenidade será realizada no Museu Municipal Venícios Burigo, onde funcionará o novo serviço de atendimento e apoio às vítimas.

“Estamos entregando um espaço pensado para acolher, ouvir e orientar. Muitas mulheres não sabem por onde começar ou têm medo de buscar ajuda. Queremos que elas encontrem aqui uma rede preparada para apoiar, proteger e caminhar ao lado delas nesse processo de reconstrução”, afirma a secretária de Saúde, Giovana Galato.

Desenvolvida em parceria com o Instituto Quem Aprende e Se Defende (I-QASED), a iniciativa amplia a rede de proteção já existente no município. O atendimento será realizado na sede da Casa da Cultura, junto ao Museu Municipal, e oferecerá acolhimento humanizado, atendimento psicológico, orientação jurídica, oficinas de fortalecimento e encaminhamento para os serviços necessários.

O espaço atenderá mulheres vítimas de violência doméstica, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de familiares que precisem de orientação e apoio.

Os dados mostram que a ameaça continua sendo a forma de violência mais recorrente em Cocal do Sul. Em 2025, foram registradas 58 ocorrências desse tipo, além de 22 casos de violência moral e 20 de violência física. Neste ano, até maio, já foram contabilizadas 27 ameaças, 12 agressões físicas, oito casos de violência moral e quatro vias de fato.

Para a vice-prefeita Roseny Cittadin, a inauguração representa mais um passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

“Esse projeto é a realização de um compromisso da nossa gestão. Muitas mulheres convivem diariamente com diferentes formas de violência e precisam de um lugar seguro para buscar ajuda. Queremos que elas saibam que serão acolhidas, ouvidas e orientadas. Quando uma mulher sofre violência, toda a família também sente as consequências”, destaca.

Responsável pela Rede Catarina nos municípios de Cocal do Sul e Içara, a cabo da Polícia Militar Maíra de Mello Martignago de Luca ressalta que o aumento dos registros e das medidas protetivas não deve ser visto apenas como um dado negativo.

“Muitas situações de violência acontecem dentro de casa e nunca chegam ao conhecimento das autoridades. Quando vemos mais mulheres registrando boletins de ocorrência ou buscando medidas protetivas, percebemos que elas estão tendo acesso à informação e encontrando apoio para denunciar. Isso significa que mais vítimas estão rompendo o silêncio e procurando ajuda”, explica.

A proposta do programa é atuar de forma integrada com os setores de saúde, assistência social, educação e segurança pública, fortalecendo a rede de apoio já existente no município.

“Mais do que um local de atendimento, o Juntos Somos Mais Fortes nasce para oferecer escuta, orientação e proteção, ajudando mulheres e famílias a reconstruírem suas vidas com mais segurança e dignidade”, finaliza a secretária de saúde.

Colaboração: Assessoria de Comunicação Cocal do Sul