Introdução

Com encontros semanais e oficinas de artesanato, o Clube de Mães da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) fortalece a autoestima e o protagonismo feminino. Em 2025, o serviço atendeu e acompanhou mais de 3 mil mulheres, reafirmando o compromisso da entidade em promover espaços de convivência, cuidado e desenvolvimento pessoal dentro das comunidades.

Atendimentos e Oficinas

Cerca de 3,1 mil mulheres participaram dos grupos comunitários nos bairros, com encontros semanais que estimularam o protagonismo feminino, a autonomia e a partilha de experiências. Outras 200 mulheres se dedicaram às oficinas de artesanato, explorando técnicas como pintura em tela e tecido, mosaico, trabalhos em MDF, vidro e gesso, atividades que ampliam possibilidades de expressão, criatividade e até de geração de renda.

Impacto e Projetos

A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, destaca a força e a união das mulheres que integram o serviço e o impacto transformador das atividades realizadas ao longo do ano. A Afasc também promoveu diversos projetos e eventos que marcaram a trajetória do serviço, como os projetos “Bordando Memórias, Bordando Nossa História”, “Colando Camadas de Afeto” e “Entre Pontos e Ramos”.

Convivência Comunitária e Prevenção

Com foco na convivência comunitária e na prevenção de situações de risco social, o Clube de Mães promove atividades que acolhem e valorizam cada participante. Em um ambiente seguro e afetuoso, as mulheres desenvolvem habilidades, fortalecem a autoestima, criam vínculos e ampliam sua rede de apoio, elementos essenciais para o bem-estar individual e coletivo.