Da luta à conquista: ASSIMA marca história e projeta fortalecimento da carreira dos servidores do IMA
Em ano histórico, Associação conquista Plano de Cargos, Carreira e Subsídio e projeta aplicar as ações do PEC em 2026.O ano de 2025 foi um marco histórico para a Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente (ASSIMA). Além de comemorar os 50 anos do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), a entidade conquistou a aprovação e sanção do Plano de Cargos, Carreira e Subsídio (PCSS), o PL nº 879/2025, pela Assembleia Legislativa do estado (ALESC) e pelo Governo do Estado, respectivamente. Uma luta que os servidores vinham buscando desde 2017.Já projetando o ano de 2026, a expectativa é implementar as ações definidas no Plano Estratégico de Carreira (PEC) e incentivar a progressão da carreira do servidor. “Talvez esse ano tenha sido o mais desafiador de todos os tempos. Mas nós alcançamos o objetivo que nos propomos há muitos anos, junto com o planejamento estratégico que desenvolvemos. Passamos por esse ciclo muito cansativo e que determinava quase que uma pauta única para associação. Não pensávamos em outra coisa a não ser a conquista do PCCS. Agora, abrem-se oportunidades para pensar em novas agendas e novas pautas para a própria associação”, comenta o presidente da ASSIMA, Bruno Sodré.
1º Seminário Carreira Pública e Meio Ambiente
Dentro dos objetivos do PEC estava a definição das diretrizes da ASSIMA, como a missão, visão e valores da entidade. Esse marco foi concretizado no 1º Seminário Carreira Pública e Meio Ambiente, realizado em Florianópolis, com a participação de profissionais de todo o estado. O evento foi fundamental para levantar percepções sobre os 50 anos do IMA, debater o futuro da carreira no serviço público ambiental e construir diretrizes estratégicas baseadas em diagnóstico participativo e análise de cenários.A partir das definições, uma das metas para 2026 será implementar melhorias apontadas pelos próprios servidores, como a modernização da estrutura física do órgão e a progressão nas especializações.
Presença na COP 30
Em busca de estudos e soluções para o meio ambiente catarinense, a diretoria da Associação, representada por Sodré, esteve presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) para agregar conhecimento técnico a partir da participação ativa em painéis e debates. Alguns deles trataram sobre os desafios de fiscalização ambiental, transição justa (climática, social e de trabalho), estratégias de valorização dos profissionais envolvidos na implementação de medidas da COP30, demarcação de terra indígenas e os impactos da Reforma Administrativa nas políticas de proteção ambiental.
Diretoria 2026
O ano também foi marcado pela Assembleia Geral da ASSIMA, que elegeu Luis Fernando de Souza Borges como novo presidente para o biênio 2026-2027. Bruno Sodré, que encerra seu mandato, passa a integrar o Conselho Deliberativo da entidade. Borges já fazia parte da diretoria executiva e agora assume com a missão de consolidar os avanços do PEC, ampliar o diálogo com a sociedade civil sobre temas ambientais e seguir na luta pela valorização da carreira dos servidores públicos.“Com a aprovação do PCCS, entramos em uma nova etapa do fortalecimento da carreira. O nosso próximo passo é focar nas relações e nas condições de trabalho dos servidores, com qualificação continuada e fortalecimento institucional. A valorização remuneratória continua como pauta permanente da entidade, só que agora integrada a uma agenda mais ampla de defesa da carreira. Lutamos por servidores cada vez mais especializados, com autonomia técnico-científica assegurada e relações de trabalho equilibradas, pautadas pelo respeito e pelo conhecimento necessários a um órgão ambiental com compromisso social com as atuais e futuras gerações”, enfatiza Borges.






