Luisa Pillon Mendes, aluna da Escola Municipal Lydio de Brida, recebeu a 1ª Medalha de Bronze do município na Olimpíada OBMEP 2019

Urussanga comemora mais uma grande conquista para a educação do município. A aluna Luisa Pillon Mendes, 14 anos, estudante desde o ensino infantil da Escola Municipal Lydio de Brida, recebeu a 1ª Medalha de Bronze do município na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019). A medalhista concorreu com mais de 18 milhões de alunos de todo país inscritos na primeira fase e mais de 940 mil na segunda etapa da Olimpíada.

“Foi uma grande surpresa. Fiz a prova no ano passado, mas não estava preparada. Este ano, procurei estudar mais, nas horas vagas fazia as provas de anos anteriores. Achei que conquistaria pelo menos uma menção honrosa, mas a medalha de bronze foi muito além do que imaginei”, garante a aluna do oitavo ano da escola.

Para 2020, a aluna da Escola Municipal Lydio De Brida, espera ir ainda mais longe. “É um grande desafio que quero superar e ficar em uma colocação ainda melhor no próximo ano”, garante a aluna.

Para a diretora da escola, a conquista é motivo de muito orgulho. “O sentimento de orgulho, confiança e esforço reconhecido envolve toda nossa escola nesse momento. Luisa é excelente em todos os âmbitos, aluna dedicada e educada, esse resultado é fruto de seu comprometimento com os estudos”, ressalta a diretora Andrea da Silva.

De acordo com a secretária de educação do município, Janea Possamai, a conquista reflete todos os investimentos que vem sendo realizados no município em prol da educação. “É uma grande honra, entre milhões de estudantes que participaram no Brasil todo, uma das nossas alunas ser classificada para receber uma medalha de bronze. Estamos todos orgulhosos da nossa Luísa. Parabenizamos a família, pois essa conquista também tem a contribuição dela. Os professores também foram essenciais, com determinação e responsabilidade que desempenham no dia a dia seu trabalho na escola. A toda equipe diretiva que sempre incentiva e motiva os alunos a acreditarem que são capazes. Esta é mais uma grande conquista para a nossa educação e que merece ser comemorada”, garante Janea.

 

Sobre a OBMEP:

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 

Colaboração: Jéssica Pereira / Assessoria de Comunicação Município de Urussanga