Noite Histórica: Balneário Rincão dá o primeiro passo para a construção da sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Ordem de serviço para a obra foi assinada na noite desta terça-feira, dia 23, com a presença do presidente da Alesc Julio Garcia

O amor e a solidariedade ganharam endereço fixo em Balneário Rincão. Em uma noite emocionante e histórica para a cidade, celebrada nesta terça-feira, 23, o Governo Municipal oficializou a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da sede própria e definitiva da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão (RFCC-BR).

O evento, que reuniu autoridades, convidados e voluntárias no Centro de Eventos Nei Lino, marcou o início da realização de um sonho antigo da instituição. Para esta primeira fase da obra, que vai erguer a chamada “Casa que Acolhe Mãe Maria”, será investido o valor de R$ 548.500,00. O recurso foi viabilizado por meio de um termo de convênio com o apoio do deputado estadual Julio Garcia.

Com os olhos marejados de alegria, a presidente da RFCC de Balneário Rincão, Vandete Maria Fernandes, resumiu o sentimento das voluntárias: “Hoje vivemos um momento histórico para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão. É um dia de muita alegria, emoção e gratidão, pois estamos dando um passo decisivo para a realização de um grande sonho: a construção da nossa sede própria. Em nome de todas as voluntárias, colaboradores e pacientes, quero agradecer de forma muito especial ao deputado estadual Júlio Garcia. Sua sensibilidade, seu compromisso com as causas sociais e seu olhar atento às necessidades da nossa comunidade fizeram toda a diferença”, destacou a presidente da RFCC-BR.

Vandete também agradeceu a Administração Municipal por ajudar a tornar o sonho da sede própria realidade. “Nosso sincero agradecimento também ao prefeito municipal pela parceria, pelo apoio e pela concessão do terreno, tornando possível que este sonho ganhasse um lugar para nascer. Agradecemos igualmente aos vereadores, que compreenderam a importância deste projeto e contribuíram para que este momento se tornasse realidade. Esta casa será muito mais do que uma obra de concreto. Será um espaço de acolhimento, prevenção, orientação, cuidado e esperança”, ressaltou a presidente.

O prefeito em exercício de Balneário Rincão, Rogério José Fernandes, o Rogério da Farmácia, também falou sobre esta importante conquista para o município. “Quero agradecer todos os presentes e dizer que estou sendo um cara privilegiado, porque está sendo assinada a Ordem de Serviço e justamente nestes dias em que estou como prefeito interino. A Rede Feminina, para mim, é um marco histórico pelo trabalho na área da saúde e pelo acolhimento das mulheres que apresentam sintomas de câncer e sabemos que este acolhimento de forma profissional é essencial para ajudar na recuperação”, pontuou Rogério da Farmácia. “Sabemos que esta conquista somente foi possível pela sensibilidade e atenção que o deputado Julio Garcia tem com o Balneário Rincão e com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Por isso, olho para traz e percebo que as viagens feitas até Florianópolis foram válidas, pois deram resultados, por isso, nosso agradecimento ao deputado Júlio Garcia nesta noite muito especial”, complementa o prefeito interino.

Já o deputado estadual Julio Garcia, que destinou os recursos para a obra, salientou a importância de cuidar preventivamente da população. “A Rede Feminina é uma daquelas instituições que ajuda o Poder Público a fazer com que a sociedade seja mais humana, menos desigual e é muito importante que o Poder Público esteja sempre apoiando, por isso, esta emenda para a Rede Feminina”, destacou o deputado.

Um espaço pensado para acolher e cuidar

Localizada na área central da cidade, na Rua Luiz Maria Júlia, 1303, a nova sede terá 180,98 metros quadrados nesta etapa inicial. Mais do que paredes e tijolos, o espaço foi desenhado para ser um verdadeiro refúgio de cuidado humano.

A estrutura, que facilitará o suporte técnico e a agilidade do trabalho voluntário, contará com:

– Recepção e salas de acolhimento caloroso;

– Dois consultórios equipados;

– Bazar institucional para ajudar na arrecadação de fundos da entidade;

– Estrutura completa com banheiros adaptados, cozinha e lavanderia.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão realiza um trabalho essencial de promoção, prevenção e atenção contínua à saúde. Com o novo espaço, a rede de apoio e o carinho prestados aos pacientes e suas famílias ganharão o reforço que tanto merecem.

(Com colaboração de Zé Adílio da Silveira)

Colaboração: Assessoria de Comunicação município Balneário Rincão