Cocal do Sul inicia vacinação contra a dengue para adolescentes e amplia proteção de bebês com vacina para gestantes

Município começa aplicação das doses em fevereiro para faixa etária de 10 a 14 anos e reforça imunização contra o VSR a partir da 28ª semana de gestação

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul inicia em fevereiro a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante protege contra os quatro sorotipos do vírus e será aplicado em duas doses, com intervalo de três meses.

A secretária de Saúde, Giovana Galato, ressalta que as duas ações fazem parte de uma estratégia de cuidado antecipado com a população.

“Estamos fortalecendo a prevenção. A vacina da dengue é uma ferramenta importante para proteger nossos adolescentes, enquanto a imunização das gestantes contra o VSR representa um cuidado direto com a saúde dos bebês logo nos primeiros meses de vida”, afirma.

A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gilmara Corrêa Viel, explica que ainda há dúvidas da população sobre o tratamento da doença.

“A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode evoluir para quadros graves. Não existe medicamento específico para curar a dengue. O tratamento é feito conforme os sintomas que o paciente apresenta”, esclarece.

Além da vacinação contra a dengue, o município também reforça outra frente importante de prevenção. Desde dezembro, está disponível a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório, o VSR, indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

A dose é única por gestação e tem como objetivo reduzir complicações respiratórias nos primeiros meses de vida do bebê, principalmente casos de bronquiolite e pneumonia, que são as principais causas de internações entre bebês. — Imagem: Ilustrativa | Ministério da Saúde —

Colaboração: Assessoria de Comunicação Cocal do Sul